Abel Salazar inspira exposição de artistas norte-americanos

Mostra de trabalhos inspirados na vida e obra de Abel Salazar ficará patente até fevereiro de 2024, na Casa-Museu Abel Salazar. Entrada livre.

Ecos de Abel Salazar Além-Mar / Over the Sea: Echoes of Abel Salazar é o título da exposição que traz ao Porto trabalhos de seis artistas plásticos norte-americanos. Com curadoria de Maria Clara Paulino, a exposição pode ser visitada, a partir de 24 de novembro, no Pavilhão Calouste Gulbenkian da Casa-Museu Abel Salazar.

Anna DeanJonathan PrichardLauren Taylor GradOscar SotoTom Stanley e Sarah Kinard foi proposto o seguinte desafio: utilizar um conjunto de informações sobre Abel Salazar como inspiração para a criação de obras alusivas à figura do histórico médico, investigador e professor da Universidade do Porto. Resultado?

Convite aceite, cada artista recebeu um resumo biográfico e um arquivo digital de fotografias. Eram fotografias da obra plástica de Abel Salazar, mas não só. Receberam também imagens do foro médico, textos e notas manuscritas.

Embora questões relacionadas com o transporte tenham exercido alguma influência, as técnicas e os materiais apresentados são muito diversos: Desenho em papel, serigrafia, gravura em acrílico e painel de bétula, “found objects” (“objeto encontrado”), caneta de micro-pigmento em acrílico, técnicas mistas e vídeo.

E que propostas são estas que nos chegam de “além-mar”? Maria Clara Paulino selecionou estes seis artistas plásticos “cuja obra se tem vindo a afirmar nos EUA” e é quem assina a curadoria de Ecos de Abel Salazar Além-Mar // Beyond the Sea: Echoes of Abel Salaza.

A também Professora Emérita em História da Arte da Universidade de Winthrop, nos EUA, afirma que esta mostra apresenta “respostas visuais, interpretativas e intuitivas à atividade de Abel Salazar nos campos da arte, ciência e política”.

Com entrada livreEcos de Abel Salazar Além-Mar / Over the Sea: Echoes of Abel Salazar inaugura dia 24 de novembro, às 18h00, na Casa-Museu Abel Salazar, ali permanecendo até ao dia 24 de fevereiro. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00. Aos sábados, as portas abrem das 14h30 às 17h30. Encerra aos domingos e feriados.

A exposição irá depois viajar para o foyer do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), onde irá permanecer até 20 de abril.